segunda-feira, 9 de março de 2015

Onde está o seu tesouro?







"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. "
(Mateus 6:21)

Nesses últimos dias o Senhor tem me levado ao refletir sobre as verdadeiras motivações do meu coração. Onde está o meu tesouro?
Em que ou quem tenho colocado as minhas esperanças? O que tenho buscado? A benção ou o abençoador?
Confesso que muitas vezes busquei as bênçãos, e esqueci Daquele que é bem maior que elas, esqueci de buscar a Presença que supre todas as minhas necessidades...
Temos um exemplo dessa mesma situação na Bíblia:
O povo de Israel que saiu do Egito.
 Eles viveram milagres, provaram do Maná, viveram provisões sobrenaturais, contemplaram a nuvem de Deus, mas não quiseram ter um relacionamento com Deus. Eles só queriam o milagre.
O Senhor já havia provado que estava com eles:

"Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o SENHOR."
 ( Êxodo 6:5-8)

Mesmo recebendo todas essas promessas, o povo murmurou e por várias vezes quiseram voltar ao Egito. Se sentissem fome ou sede, murmuravam. Não confiavam no Deus que já havia feito tanto por eles.

"E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: 
Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. "
(Êxodo 16:1-3)

E quantas vezes também não somos assim? Quando as coisas não vão bem, ou quando os nossos planos são frustrados ficamos chateados com Deus ?

Queremos voltar atrás, desistir...

Mas diferente do povo de Israel, temos um exemplo a seguir: Moisés !
Em todas as situações ele não pensou em desistir, ou jogar tudo para o alto. Quando as coisas se tornavam difíceis, ele clamava a Deus. E o Senhor sempre dava uma direção, um escape.

"E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai."
(Êxodo 17:4-5)

Mesmo dependendo da provisão de Deus, Moisés queria muito mais, ele queria conhecer a Deus. Mais do que milagres, ele queria a presença de Deus:

"E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. "
( Êxodo 33: 12-15)

Moisés fazia questão da presença de Deus. E você?


O tesouro de Moisés era a presença de Deus, qual é o seu?

Pare de Comer besteiras antes do Almoço!






Sabe aqueles momentos em que estamos com tanta fome que a vontade que temos é de comer o que vemos pela frente? É estranho como qualquer comida  que vier( pode ser até aquele prato que agente não gosta muito) parece um banquete digno de um rei !Descobrimos  assim que não existe um melhor tempero para a comida  do que a fome, pois da mesma forma  que a fome da um sabor especial  a comida, a falta dela deixa a  comida sem graça...

Agora eu te pergunto: Você tem sentido prazer em estar na presença de Deus? De ler a Sua Palavra?  E quanto a orar? As suas orações tem parecido vazias e sem motivação, como se você estivesse  “comendo sem fome” ?
Possivelmente seja esse problema: Você não sente mais fome por Deus!

- Meu Deus!  Então estou desviado!

Não! Na verdade não é isso que quero dizer... Veja bem, quando éramos crianças as nossas mães  sempre nos advertia:  - Não esse doce agora, se não você vai ficar sem fome na hora do almoço!  Não era???

A analogia é muito simples: Perdemos a fome de Deus por que estamos nos alimentando com outras coisas. Engolimos tantas besteiras, que na hora de nos alimentarmos com o principal já perdemos a fome!
Todos nós seres humanos sentimos falta de algo, a ansiedade que temos é de nos satisfazermos de alguma forma! Procuramos d e todas as maneiras saciar a nossa fome por algo maior: procuramos o entretenimento, as paixões, a cultura... e muitas outras coisas...

Não quero dizer que você não deva se divertir (em santidade!!), mas muitas vezes passamos  o dia inteiro comendo porcarias e quando chegamos na presença de Deus estamos sem fome, pois a nossa alma já está saciada com as distrações desse mundo.Nos deixamos corromper com os padrões deturpados desse mundo, enchemos a nossa mente com toda variedade de assuntos que em nada edificam! E o que é pior: Achamos que dessa forma estamos “vivendo a vida”... Isso quando não tentamos saciar a nossa intrínseca fome de Deus em outras pessoas, buscando nos braços de um homem  ou de uma mulher algo que possas nos completar.

Se você já está satisfeito com isso, como você  quer ter fome e sede dos Deus Vivo? Não adianta pedir ao Senhor mais fome e mais sede pela presença dEle, se todas as vezes que você  vai buscá-lo você já está cheio...Para sermos cheios de Deus precisamos estar vazios de nós mesmos!
Mas se quisermos realmente voltarmos aos dias  do primeiro amor, onde tínhamos sede e fome de Deus, precisamos parar de “ comer besteira antes do almoço” e saciar a  fome da nossa alma e do nosso espírito em Deus.Quanto mais nós o buscarmos, mais  teremos fome! Quando Deus passara ser o nosso alimento principal, não agüentaremos viver um só dia sem a presença dEle...

Limpe a sua alma e  busque a Deus, até que você possa declarar a sal fome por Deus como o Salmista:

A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Salmos 84:2